Projetos > Jardins Museu Nacional

O projeto de restauração dos elementos arquitetônicos do Museu Nacional da Quinta da Boavista (2021/22) integrou à equipe de paisagismo da firma Embyá e teve como escopo o Jardim das Princesas, o Jardim Chafariz e o Jardim Terraço. Foi complementado com recomendações de projeto para as rocalhas de Paul Villon, situadas abaixo do Jardim das Princesas.

O Jardim das Princesas tem embrechados (mosaico de conchas e cacos de porcelana) recobrindo bancos, fontes e guirlandas. A decoração foi feita pelas princesas imperiais e data da metade do século XIX. Exemplar raro na cidade do Rio de Janeiro. Os métodos de restauro obedeceram às recomendações do IPHAN, no sentido de recompor as perdas desse revestimento com peças imitando conchas em resina impressas em 3D.

O Jardim do Chafariz manteve seu desenho arquitetônico, porém o chafariz propriamente foi redesenhado por estar em estado de conservação tão precário que impossibilitou o seu restauro.

O Jardim Terraço, que data de 1910 e tem estilo neoclássico, teve seus elementos arquitetônicos mantidos e as recomendações de restauro utilizaram de técnicas contemporâneas, integradas ao projeto de paisagismo.

Já as rocalhas de Paul Villon estavam recobertas por teias de aranha e as recomendações para o projeto foram limitadas diante dessa situação. Salientamos a excepcionalidade das policromias nas superfícies, que em alguns locais, como no teto de uma das grutas, está em excelente estado de conservação.

Cel: 21 992.376.443  -  Rio de Janeiro - CEP: 22081-000 - marcia@marciabraga.arq.br